Que esperam os macacos – Yasmina Khadra

IMG_8741

Quem me conhece ou costuma seguir este blogue percebe logo que este não o meu género habitual de leitura. Mas como de vez em quando gosto de variar e espairecer com algo totalmente fora do usual, aproveitei para pegar num dos livros mais badalados do Verão. Consigo perceber o sucesso, mas encontrei uma escrita bastante mais fraca do que esperava.

Retrato pungente e nauseante de uma sociedade intensamente minada pela corrupção, destaca o valor proporcional de uma vida com a posição social. Mas nem aqueles que estão bem posicionados podem dar-se como garantidos, existindo sempre um tubarão maior e mais forte que faz desaparecer qualquer um sem sequer estalar os dedos.

Apesar de se centrar na investigação policial para encontrar o assassino de uma jovem rapariga, desenvolve sobretudo a teia de intrigas e influências estabelecida em todos os circuitos – político, social ou policial – que fazem do trabalho da inspectora Nora Bilal um campo minado. O problema é que a inspectora não tem meias medidas nem pézinhos de lã.

A leitura é rápida.  Os parágrafos sucedem-se facilmente e conseguem manter o leitor, ou não fosse o fascínio pelo execrável uma das características mais primárias do interesse humano. Facto após facto, pensamento após pensamento ou a simples postura de algumas personagens – o nosso estômago está constantemente revoltado pelas descrições e nem o bom mas quase derrotado espírito da inspectora contrabalança os sentimentos.

Esquecendo a revolta do estômago, encontramos algumas cenas disconexas e desnecessárias, bem como vários trechos mal colocados e pouco equilibrados. Estas cenas terão como objectivo ajudar a caracterizar a sociedade, mas são tantas que se tornam acessórias e fazem perder o fio condutor. Contrastando com todo o asco da realidade humana encontramos, também, uma tentativa de poetização de algumas cenas ou pensamentos, mas que, a meu ver, nem sempre funcionaram bem.

Consigo perceber o sucesso – o autor esmera-se na caracterização de personagens e aproveita um cenário arrepiante para desenvolver a investigação de um crime de uma bela rapariga que contrasta com todo o restante ambiente. Mesmo com os defeitos na sucessão de episódios manteve-me envolvida até ao final, bruto e sem piedade.

2 pensamentos sobre “Que esperam os macacos – Yasmina Khadra

    • Qualidade, qualidade, não achei. Ou melhor, achei que em estilo de escrita tem muito a melhorar. Tem muita coisa disconexa. Vai captando por episódios curtos e com grande significado e mantendo o leitor interessado. É de leitura rápida, pelo que as falhas passam despercebidas. Tem episódios muito fortes, mas também tem muitos episódios que, analisados, não servem para nada no enredo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s