Ratos e Homens – John Steinbeck

IMG_3101

Eis um clássico que andava há anos para ler. Se o quiser resumir numa única frase, “da inevitabilidade das desgraças auspiciadas” é uma. É que nesta curta história pouco mais acontece do que aquilo que conseguimos antever, tendo por base o que nos relatada da situação dos dois homens sobre os quais se debruça a história. E mesmo assim, é uma leitura que vale a pena.

As primeiras páginas apresentam-nos dois homens que se deslocam até à nova fazenda para ocupar os seus lugares. O anterior trabalho terá corrido mal e terão sido obrigados a fugir apressadamente. É que um dos homens é demasiado forte e demasiado simples de cabeça para subsistir sozinho, e acaba sempre por fazer disparates. O outro, acompanha-o e protege-o, perdendo sucessivamente boas ocupações para garantir a integridade do primeiro.

Tendo sido largados demasiado longe da fazenda para a qual se deslocam, atrevem-se a sonhar com o dia em que, alcançando alguma estabilidade financeira, poderão viver sossegadamente na sua própria quinta, donos do seu próprio destino. São estes sonhos que os irão mover – mas são também estes sonhos que irão ditar o seu futuro, numa combinação de acontecimentos que é quase visível nas primeiras histórias do relato.

Uma excelente e impiedosa leitura, que nos apresenta o ambiente carregado da América de outros tempos, onde os sonhos dos homens são confrontados com a dureza da realidade injusta, que irá ditar o destino de ambos. Um livro imprescindível em nova edição pela Livros do Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s