Fairest é apenas mais um dos spin-off’s da série Fables, onde se contam outros livros e séries como Jack of Fables, Cinderella, Peter and Max, The Literals. A premissa parte do mundo desenvolvido em Fables onde as personagens dos reinos de Fábulas foram obrigadas a fugir das suas terras fantásticas refugiando-se no nosso Mundo.
Em Fairest a série centra-se nas personagens femininas, sobretudo nas mais belas. Este volume em concreto apresenta uma história isolada onde as mais belas donzelas dos reinos de fábulas estão a ser assassinadas de acordo com uma lista. O motivo para a escolha e para as mortes está a ser investigado por Cinderella que vai cumprir bem o papel de investigadora, apesar de não ser a sua especialidade.
Apesar de ser uma história engraçada, mas sem grandes reviravoltas, em torno de uma série de crimes, o que distingue este volume é a variedade de estilos que compila o trabalho de mais de 25 artistas. Esta variedade permite combinações interessantes e a apresentação de uma qualidade de imagem que não é comum em todos os volumes da série.
Guerreiros tempestuosos que matam amigos em bebedeiras (e depois se mostram arrependidos), bandas obscuras que quase fizeram sucesso na nossa realidade, invejas e subversão – a investigação destes crimes vai aprofundar a história de algumas personagens de Fables, contribuindo para adensar a realidade fantástica que Bill Willingham tem construído ao longo das várias séries.