Assim foi: Sustos às Sextas – Abril e Maio

sustos_ abril

Infelizmente, cheguei atrasada à sessão de Abril, mas ainda a tempo de ouvir parte da interpretação de músicas de filmes de terror que representou um interessante momento musical nos Sustos (que podem ver nos vídeos abaixo, disponibilizados entretanto).

A este momento seguiu-se a palestra de António Monteiro sobre “Como escrever uma história de terror em dez lições” onde o escritor (que exerce muitas outras actividades para além da escrita) apresenta, sucinta e explicitamente um conjunto de pontos que são necessários para construir uma boa história.

IMG_5682

O final da sessão (que pareceu muito curta quando comparada com as restantes) foi marcado pela inauguração da Exposição Sobressaltos, uma exposição de banda desenhada dedicada ao terror sobrenatural onde foram apresentadas 20 histórias em duas pranchas. Esta colecção foi concebida originalmente por António Monteiro e João Castanheira e levada a cabo por Geraldes Lino e Bruno Caetano.

Ainda que nalgumas a narrativa fosse mais fraca (o espaço reduzido dificultou decerto a tarefa) a exposição destacou-se sobretudo pelo aspecto gráfico. Será que vai haver publicação em papel?

sustos_ maio

Se a sessão de Abril me pareceu mais curta do que o habitual, a sessão de Maio pareceu-me muito longa – ainda bem. A sessão começou com o momento musical em que se interpretaram temas de Zeca Afonso com letra mais propícia ao evento (como Vampiros).

Foi um excelente e emotivo momento musical que contagiou rapidamente toda a sala – estranho como músicas que remetem a um tempo que desconheço conseguem tão facilmente despertar um sentimento tão profundo.

IMG_5594

Seguiu-se um momento não previsto na agenda, a apresentação do trabalho de Luís Vieira-Baptista, autor da exposição Triangulações, através de um vídeo relacionado com o quadro que construiu para o S. Carlos de temática Wagneriana. Esta exposição é mais voltada para o fantástico do que propriamente terror e apresenta temática e forma que associo às correntes artísticas dos anos 70 / 80 de nuances místicas

IMG_5568

IMG_5569

IMG_5603

Sob o tema O Medo na tradição popular portuguesa Fernando Casqueira dissertou não só sobre a origem do medo (enquanto sentimento e dissecando os vários graus de medo) como a forma como este é usado actualmente para impingir determinadas políticas, uma forma de manipulação massiva. Passando por lendas e histórias lusitânicas, tocou ainda na origem do Halloween como evento de origem portuguesa que regressa agora ao país, modificado.

IMG_5610

Apesar de interessante e, talvez, pela hora tardia achei que a apresentação tocou em demasiados temas em pouco tempo, ficando muito por dizer e explorar. Ainda assim, teve componentes bastante interessantes pela forma como o palestrante expôs algumas teorias menos aceites.

Depois de apresentados os vencedores do concurso de decoração de bolos (com a temática de terror) seguiu-se outro dos grandes momentos da noite, o questionário temático organizado por António Monteiro e João Castanheira que já o ano passado tinha sido caracterizado pela boa disposição e diversão.

Esta foi a última sessão de 2016 – Será que se prevê novo ciclo para 2017? Continuo a realçar neste evento mensal a boa vontade, esforço e empenho dos organizadores que têm procurado diversificar conteúdos e formatos, alternando entre momentos musicais, palestras temáticas e apresentações literárias, sem esquecer o cinema, a banda desenhada e… os bolos!

Ainda que não tenha apreciado todos os momentos de igual forma (até porque nem tudo é do gosto de toda a gente) a diversificação acaba por envolver diferentes pessoas com diferentes interesses. Esperamos novidades!

2 pensamentos sobre “Assim foi: Sustos às Sextas – Abril e Maio

  1. Pingback: A ficção especulativa em Portugal – 2016 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s