Novos contos do gin – Mário-Henrique Leiria

IMG_6920

Uma das vantagens da Feira do Livro continua a ser conseguir encontrar livros que se quer, mas que há muito não se encontram nas prateleiras das livrarias (podem ser encomendados, eu sei, mas não é a mesma coisa). É o caso deste Novos contos de Gin, leitura indispensável depois de Contos do Gin-tonic.

Se já tinha gostado do primeiro, com contos quase absurdos esboçando de forma alienada caricaturas sociais em tom de leve crítica social, Novos contos de gin reúne contos ainda mais extraordinários, não poupando o leitor a finais abruptos de violência desprendida, quase banal e rotineira.

Com pequenos jogos de palavras, reviravoltas inusitadas e uma grande poupança de palavras, o autor consegue, em poucas linhas expor episódios engraçados e inteligentes:

Última tentação

E então ela quis tentá-lo definitivamente. Olhou bem em volta, com extrema atenção. Mas só conseguiu encontrar uma pera pequenina e pálida.

Ficaram os dois numa desesperante frustração.

Não há dúvida que o Paraíso está a tornar-se cada vez mais chato.

Num Jantar de amigos os intervenientes vão caindo para o lado conforme o empregado do restaurante vai anunciando a acidental adição de um veneno a um dos produtos no prato. Em Telefonema um homem apercebe-se que já tinha morrido já dezassete dias.

O auge destes textos dispersos e inteligentes atinge-se com Regressos (em que à porta de uma cabana vão batendo os mais importantes Imperadores ou conquistadores da História) , ou Saudade da Infância, um conjunto de fragmentos que começa com Luna-Parque em que os elementos de uma grande família vão perecendo no meio das várias diversões (o primo Rodrigo ficou sem a cabeça, a avó Amélia esborrachou-se toda cá em baixo, o tio Geraldo foi apanhado por um esqueleto, a tia Clarinda ficou entalada nas engrenagens, o zezito levou um safanão tal que partiu a espinha – era realmente divertido).

Infelizmente não há muitos mais livros publicados de Mário Henrique-Leiria (falarei de Casos de direito Galáctico dentro de poucos dias) mas estes dois conjuntos do gin-tonic reúnem, entre alienígenas e terrenos, episódios imaginativos de palavreado corriqueiro carregados de caricaturas engraçadas.

4 pensamentos sobre “Novos contos do gin – Mário-Henrique Leiria

  1. Pingback: Casos de direito galáctico e outros textos esquecidos – Mário-Henrique Leiria | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s