Casos de direito galáctico e outros textos esquecidos – Mário-Henrique Leiria

IMG_6913

Tinha terminado há pouco tempo Novos contos do gin, quando me chega a casa o novo livro de Mário-Henrique Leiria. Não tenho por hábito ler, de seguida, obras do mesmo autor… mas… a curiosidade foi mais forte – com um título destes, quem seria capaz de resistir!

Casos de direito galáctico e outros textos esquecidos reúne Imagem Devolvida: Poema Mito (1974), Casos de Direito Galáctico / O Mundo inquietante de Josela:Framentos (1975), Contos de Natal para crianças (1975) e Lisboa ao voo do pássaro (1979).

IMG_6930

Casos de direito galáctico é, tal como o nome indica, uma apresentação sucessiva de casos onde os interesses de espécimes de várias raças alienígenas entram em conflito, situações que são resolvidas de forma bastante… peculiar. Sem surpresas, esta foi a componente de que mais gostei. Não que desgoste das montagens que alternam texto e imagem mas estes textos de exposição de casos são formidáveis.

Se já em Novos contos do gin o autor tinha tocado, muito levemente na forma como se procede em Tribunal, aqui excede-se utilizando impossibilidades temporais (crimes do futuro que interferem com o presente) e desastres à escala planetária (espécies alienígenas que, ao entrarem em contacto com novas civilizações, destroem, por acidente, o planeta) para apresentar episódios cómicos de tão imaginativos e extremos.

IMG_6841

Em Contos para Natal para Crianças e Lisboa ao voo do pássaro encontramos uma montagem entre texto e imagem que se complementam de tal forma que uma componente, sem a outra, não teria grande sentido. Texto simples, Lisboa ao voo do pássaro capta por ser, ainda, tão actual no seu retrato de Portugal.

IMG_6954

Casos de direito galáctico e outros textos esquecidos foi publicado pela E-Primatur.

Outros comentários a livros do autor

 

3 pensamentos sobre “Casos de direito galáctico e outros textos esquecidos – Mário-Henrique Leiria

  1. Pingback: Casos de direito galáctico e outros text...

  2. Pingback: O melhor do segundo trimestre de 2016 | Rascunhos

  3. Pingback: Retrospectiva 2016 – O Rascunhos | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s