Diaboliad & other stories – Mikhail Bulgakov

IMG_8218

Menos interessante que The Master and Margarita (um dos meus livros favoritos) ou do que Heart of a dogDiaboliad reúne quatro histórias satíricas ao regime comunista, onde se denota a exploração do absurdo característica da restante obra do autor.

Entre pessoas que se vêm incapazes de provar quem são por ausência dos seus documentos (roubados), existe quem resolva experimentar a qualidade dos fósforos que lhe foram entregues, acendendo todos os que possui para assim expressar surpresa, no dia seguinte, quando alguém se queixa que não funcionam.

Outro conto apresenta uma burla que bem podia ser uma sátira aos tempos modernos em que um homem, fazendo-se valer de uma garantia perecível (os alimentos que lhe foram distribuídos para uma família que não tem) consegue um avultado empréstimo bancário com o qual inicia outros negócios vazios e desprovidos de valor.

Apesar de ser uma leitura peculiar, talvez pela disposição (ou pelo calor) achei que o nível de absurdo que, nas histórias mais longas, confere um elemento interessante sem fazer perder o rumo, aqui se torna demasiado intenso e mirabolante, tornando-se o ponto principal de alguns capítulos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s