Baba Yaga pôs um ovo – Dubravka Ugresié

IMG_8383

Baba Yaga é uma personagem ambígua muito presente nos contos eslavos que ora representa o papel de bruxa má, ora de figura maternal e protectora, ainda que genericamente seja representada quase sempre como uma mulher mais velha com poderes, um bicho papão com sentimentos.

Em referência às várias lendas circundando esta figura, Baba Yaga pôs um ovo apresenta uma história destacando as figuras idosas femininas, com os problemas típicos da idade, e encaixando alguma da simbologia das histórias nos episódios tresloucados que vão vivendo.

A história começa por explorar o relacionamento peculiar mãe – filha, sendo que a mãe, que sempre sofreu de OCD, é agora acometida pelo Alzheimer. Entre a tolerância devida à velhice e a irritação, o relacionamento decorre melhor à distância intercalada por curtas visitas e telefonemas constantes sem a invasão do espaço materno enquanto a doença o permitir.

Apesar do contexto poder ser deprimente aqui adquire um tom peculiar de inevitável comédia onde o insólito tem um papel essencial, cruzando episódios que exploram o ridículo e se juntam para construir uma história mirabolante onde até a morte tem o seu papel.

Denso em simbolismos começa por apresentar a história e dedica um grande espaço, no final, a apresentar, de forma enciclopédica as mais representativas lendas de Baba Yaga, explicando com algumas condescendência, a ligação metafórica da história com cada uma destas lendas.

A forma estanque como estas duas partes são apresentadas, em conjunto com a pouca coesão da história desanimaram-me. É que, nalguns episódios, existe uma maior preocupação em expor simbolismos do que em expor uma história, necessidade que se tenta compensar no final com a catalogação das lendas e a respectiva explicação. Apesar dos episódios engraçados e de algumas componentes que apreciei estes dois factores fizeram descer bastante a minha apreciação.

Em Portugal este livro foi publicado pela Teorema.

3 pensamentos sobre “Baba Yaga pôs um ovo – Dubravka Ugresié

  1. Pingback: Baba Yaga pôs um ovo – Dubravka Ugresié — Rascunhos – www.jgbsproducoes.com

  2. Pingback: Baba Yaga pôs um ovo – Dubravka Ugr...

  3. Pingback: Resumo de leituras – Setembro de 2016 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s