A War of Gifts – Orson Scott Card

img_9634

A War of Gifts é um pequeno volume pertencente à Série Ender. O primeiro volume desta série, Ender’s Game, venceu os prémios Hugo e Nebula, e apresenta uma realidade em que os seres humanos se encontram em guerra com uma espécie alienígena. Para parar esta guerra os rapazes são testados e recrutados na infância, para melhor poderem apreender técnicas de guerra.

A história presente em A War of Gifts retrata a personagem principal, Ender, durante a infância ainda com a família, e mais tarde a sua difícil integração na escola militar. Consegue apresentar-se assim como uma história independente que pode ser lida sem conhecer o restante contexto.

Quando a mãe se apercebe que Ender é um rapaz prodígio, uma criança com inteligência bastante elevada, tenta esconder esse facto do pai, aconselhando-o a ser mais discreto nas suas capacidades. É que o pai é um pastor de ideias bastante rígidas que irá decerto atribuir a inteligência adicional ao diabo e castigos mais duros serão aplicados.

enders-game

Apesar da tentativa da pequena comunidade religiosa em esconder as crianças, Ender é testado e integrado na escola militar sem deixar, no entanto, as crenças que apreendeu. Ender recusa-se a disparar, mesmo nas simulações. A sua revolta não se fica pela pouca apetência para a violência e, quando descobre que alguns colegas trocam prendas naquilo que designa ser um ritual religioso (e por isso proibido), acaba por criar o caos entre os pequenos recrutas.

Nostálgico e distanciado, o relato de uma infância tão consciente mas religiosamente contraditória e traumatizante é o que sobressai mais neste relato quando se compara a forma como é diferencialmente tratada a religião de uma minoria em comparação com a religião de uma maioria, com a dissipação da fronteira entre cultura e religião. Neste ponto a história não é moralmente linear, nem julgo que o pretenda ser, mas poderá levantar questões interessantes de validade ética e religiosa.

Um pensamento sobre “A War of Gifts – Orson Scott Card

  1. Pingback: A War of Gifts – Orson Scott Card — Rascunhos – www.jgbsproducoes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s