Eventos: Até onde podemos ver o futuro?

ate-onde-podemos

Para além de ser tema de ficção científica, vai ser tema de conversa por parte de um especialista no assunto, Philip E. Tetlock:

São óbvios os benefícios de antever o futuro: para quem analisa fenómenos políticos, económicos, financeiros ou desportivos, por exemplo. Marine Le Pen vai vencer as próximas eleições presidenciais em França? O Banco Central Europeu vai continuar a recorrer a ‘quantitative easing’? A selecção portuguesa de futebol vai vencer o Mundial de 2018?

Para algumas pessoas, prever os resultados para fenómenos como estes não é impossível. Num projecto científico, Philip E. Tetlock juntou dezenas de milhares de pessoas e pediu-lhes que previssem eventos à escala mundial. Os resultados de algumas dessas pessoas foram incrivelmente bons. Conseguiram bater analistas profissionais, mesmo os que tinham acesso a informação reservada. No entender de Tetlock, essas pessoas são «superprevisores». O que podemos aprender com eles? Que conclusões podemos retirar do estudo de Tetlock?

Nesta conferência, Tetlock vai apresentar um método comprovadamente seguro de antever o futuro, mostrando que afinal as superprevisões não requerem supercomputadores ou métodos misteriosos. Segue-se uma mesa redonda com Barbara Ann Mellers, João Caraça e Paulo Rodrigues, especialistas das áreas da psicologia do comportamento, da economia e da gestão de ciência e tecnologia. O debate será moderado por Carlos Fiolhais.

Para se inscreverem e saberem mais detalhes sobre o evento, podem consultar a página oficial.

Um pensamento sobre “Eventos: Até onde podemos ver o futuro?

  1. Pingback: Eventos: Até onde podemos ver o futuro? — Rascunhos – www.jgbsproducoes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s