Dicionário do Diabo – Ambrose Bierce

img_0273

Estou a ler este livro há semanas. Não porque seja aborrecido, muito pelo contrário,  mas porque esta dicionário subversivo de Ambrose Bierce se apresenta mesmo como um dicionário, com várias entradas, onde se apresenta, para cada palavra, um significado cínico, realista e crítico.

Aborígenes, n. Pessoas com pouca importância que são encontradas a obstuir o solo de um território recém-descoberto. Deixam rapidamente de obstuir, passando a fertilizar.

img_0159

Editor – uma pessoa que combina as funções judiciais de Minos, Radamante e Aecus, mas que é aplacável como um óbolo; um censor severo e virtuoso, mas tão caridoso que tolera as virtudes que encontra nos outros e os defeitos que encontra em si próprio.

Este dicionário começou como uma publicação ocasional num jornal, tendo sido estas entradas compiladas posteriormente num único volume, em 1911. As definições possuem referências históricas, sociais e políticas, e são, na sua maioria, simultaneamente críticas e cómicas, por vezes numa sinceridade desarmante.

img_0243

Quixotesco, adj – absurdamente cavalheiresco, como Dom Quixote. Uma compreensão mais profunda da beleza e da excelência deste incomparável adjectivo é tristemente negada àquele que tem o azar de saber que o nome do cavalheiro se pronuncia Quirróté.

Para além dos conceitos, esta belíssima edição da Tinta da china está carregada de ilustrações de Ralph Steadman que fez, também, um bom trabalho a desconstruir as definições de Ambrose Bierce, cruzando, até, por vezes, a descrição de dois ou mais numa única imagem.

Um pensamento sobre “Dicionário do Diabo – Ambrose Bierce

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Dezembro de 2016 (3) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s