Publicado na Colecção Grandes Autores de Banda Desenhada este volume duplo de Destino adiado de Gribat conta a história de um rapaz que deserta da guerra, mas, por sorte, é dado como morto – o comboio onde era suposto viajar sofre um aparatoso acidente e os papéis de identidade estavam com um corpo irreconhecível.
Escondido na vila onde sempre viveu, na casa do seu antigo professor, levado à força pela milícia e tendo, como única companhia a tia que sabe da sua sobrevivência, Julien assiste ao quotidiano da vila num local privilegiado. De uma janela bem posicionada vê, no cemitério, o seu próprio funeral, de outra, vê a sua amada servir numa esplanada e os avanços que outro rapaz tenta fazer sobre ela.
Apesar de isolado tudo decorre numa pacífica rotina até ao dia em que decide espreitar mais de perto a amada, ruído de ciúmes por ver um carro parado em sua casa. Após uma grande chuvada acorda no celeiro, surpreendendo a jovem que o julgava morto. A partir daqui o dia-a-dia torna-se num lento sonho, entre as visitas da tia, os encontros com a namorada e uma pacífica colaboração com a resistência.
Escondido mas bem disposto, Julien diverte-se a acompanhar a vida na vila, sem fazer propriamente parte dela. O facto de o julgarem morto permitiu-se fugir à guerra sem represálias mas tem de permanecer no esconderijo a maior parte do dia. As suas curtas saídas raramente são percebidas – e quando o são o mais provável é pensarem tratar-se de uma alucinação de um bêbado.
Apesar da guerra e dos raros aparecimentos militares, a vila vive num clima relativo de paz, escondendo uma série de actividades ilícitas através das quais se espera resistir e enfrentar a ocupação – nem sempre com grande sucesso.
Em Destino Adiado a vida é suspensa. Julien aproveita para passar bons momentos com a namorada e com a tia, numa existência sem grandes objectivos ou actividades, um espectador quase inerte e passivo que assiste aos acontecimentos sem se envolver. Uma história que se prende com a inevitabilidade do destino, Destino Adiado é um relato bem disposto de uma época conturbada onde as populações sobreviviam, receosas mas desenrascadas.