War for the oaks – Emma Bull

Utilizando a tradição das histórias tradicionais fantásticas inglesas, War for the Oaks decorre num cenário urbano, adaptando as fadas e semelhantes seres fantásticos à realidade de uma cidade para nos trazer um conto actual que envolve humanos numa guerra entre duas facções.

Eddie é uma cantora e guitarrista excepcional que se vê perseguida por um cão nas ruas de Minneapolis na noite em que decide deixar o namorado e a banda. A perseguição acaba por se revelar uma tentativa de contacto por parte de uma das facções que a pretende envolver na batalha como token humano para trazer vulnerabilidade aos inimigos.

A partir desse momento o cão, que é afinal uma criatura mágica que adopta também a forma humana, irá acompanhar a rapariga em todos os momentos para a proteger. Claro que Eddie não aceita facilmente este papel numa batalha que não compreende e muito menos a companhia de um estranho que não causou uma boa primeira impressão.

Envolvida em algo que não compreende totalmente, Eddie dedica-se, também, a fundar uma nova banda, uma banda composta por excelentes músicos que a irão ajudar no papel que terá que desempenhar. Entre seres mágicos e reais, Eddie enfrenta os vários perigos, criando uma ligação profunda com a criatura que a protege e serve todos os dias.

Para quem conhece o género da Fantasia Urbana esta história pode não trazer muito de novo mas esta terá sido uma das primeiras a trazer para um cenário mais actual os seres dos contos tradicionais e a colocá-los numa história fantástica com uma grande componente de romance, pelo que a comparação directa com histórias mais recentes é, decerto, injusta.

Vencedor do prémio Locus e finalista para o Mythopoeic Fantasy Award, War for the Oaks é uma história de leitura leve que pode ser considerada demasiado simplista em termos narrativos, mas que possui momentos cómicos e alguns detalhes interessantes.

Um pensamento sobre “War for the oaks – Emma Bull

  1. Pingback: War for the oaks – Emma Bull — Rascunhos | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s