Os Ignorantes – Étienne Davodeau

Dois homens trocam paixões. Um expressa a paixão pelas suas vinhas, outro a paixão pela banda desenhada. Ambas se cruzam nesta banda desenhada em que o autor se junta a Richard Leroy, um viticultor, para aprender um pouco mais sobre os detalhes do ofício.

Juntos passam por todos os passos na produção do vinho, desde o corte inicial das vinhas para moldar o crescimento, passando pela escolha e produção dos barris e uma série de procedimentos que quase parecem alquímicos, em que muitos têm dúvidas que funcione mas que Leroy adopta quase como se se tratasse de magia certa.

Se, para um desconhecedor de vinhos se torna difícil distinguir os vários paladares após umas quantas garrafas abertas, também o produtor de vinhos mostra desgostar de obras basilares da banda desenhada, numa espécie de liberdade que apenas é concedida àqueles que estão fora do género e que, portanto, desconhecem a importância dada a determinados autores.

A troca de conhecimentos e detalhes aproxima os dois amigos que, juntos, visitam outros produtores de vinho e outros autores de banda desenhada que permitirá construírem perspectivas próprias da ocupação de cada um.

 

Ao longo do ano, enquanto Richard Leroy mostra como trata as vinhas e vai abrindo várias garrafas de vinho para demonstrar as suas diferenças, o autor, por sua vez, dirige-o na exploração da banda desenhada, passando-lhe alguns clássicos do género, bem como obras mais experimentais que são digeridas a custo.

Os Ignorantes de Étienne Davodeau foi publicado pela Levoir em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s