Actualmente temos, pelo menos, três prémios de ficção especulativa portuguesa!
Prémio Ataegina 2019
O prémio já vai na segunda edição e pretende destacar contos de ficção especulativa, constituindo uma parceria entre a Editorial Divergência, a Imaginauta e o Sci-if LX. O vencedor de 2018 foi divulgado no último Sci-fi LX, e encontra-se a decorrer o período de submissões da edição de 2019. O vencedor ganha um prémio monetário e poderá ser publicado pela Editorial Divergência ou pela Imaginauta (ganhando, nesse caso, também uma parcela dos royalties).
Interessados? Para mais informações podem consultar a página oficial.
Prémio António de Macedo
A primeira edição do prémio (organizado pela Editorial Divergência) decorreu durante 2018 e o vencedor foi anunciado durante o passado Fórum Fantástico. Prevê-se que este prémio tenha novas edições e destina-se a premiar (e a publicar) obras de ficção especulativa, pelo que podem ir refrescando os vossos manuscritos para edições futuras.
Podem encontrar mais informação sobre o prémio do ano passado na página da Editorial Divergência.
Prémios Adamastor
Este prémio está associado ao Fórum Fantástico (e à Épica) e é atribuído a obras já publicadas no mercado português, destacando várias categorias: Literatura Fantástica Estrangeira, Ficção Fantástica em Conto, Ficção Fantástica em Banda Desenhada, Grande prémio de literatura fantástica portuguesa.