Magia de papel – Charlie N. Holmberg

No mundo descrito é possível aprender a ser um mago. A magia que cada um utiliza está associada a um material e, após uma associação, esta não pode ser desfeita. Depois de vários esforços para finalizar o curso, Ceony aspirava a ligar-se ao metal mas por falta de mágicos da papel foi forçada a escolher este material.

O homem que a acolhe como aprendiz é peculiar, um pouco fora do usual, mas cedo descobre que lhe deve a formação, pois após perder uma primeira bolsa de estudos (por razões incompreensíveis) ganhou uma segunda de um dador anónimo que seria este homem.

A história mostra  uma rapariga amedrontada que até do esqueleto de papel tem receio e que se refugia nas tarefas domésticas sempre que pode – desde pratos mais compostos a lavagem da roupa, são vários os momentos dedicados a esta componente, ultrapassando, de início, a prática da magia.

Quando a ex-mulher do seu professor o ataca, em casa, e lhe rouba o coração, Ceony aproveita os limitados conhecimentos de magia para fazer frente à vilã, tendo, para tal, de fazer uma pequena viagem pelo coração do homem que descobre amar.

Ainda que o tipo de magia associado a um material pudesse ser interessante (principalmente se nos tivessem mostrado, um pouco, as possibilidades e particularidades de cada material), a heroína é uma jovem pouco cativante, algo idiota até, que segue um percurso inverosímil e que, com poucos dias de treino e utilizando apenas os poucos feitiços que aprendeu, enfrenta uma vilã poderosa.

Para além destas características da personagem a acção parece desenrolar-se de forma forçada, num percurso algo previsível e cliché, tentando mostrar que uma simples rapariga pode, nas circunstâncias correctas, tornar-se numa heroína forte.

A Magia de Papel foi publicado em Portugal pela Estação Imaginária.

2 pensamentos sobre “Magia de papel – Charlie N. Holmberg

  1. Pingback: Resumo de leituras – Outubro de 2017 (5) | Rascunhos

  2. Pingback: Novidade: Magia de Vidro – Charlie N. Holmberg | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s