Guia prático para cuidar de Demónios – Christopher Moore

Christopher Moore é conhecido pelas várias paródias que tem escrito – enredos carregados de elementos entre o inusitado e o idiota, onde as personagens são colocadas em situações impossíveis ou, no mínimo, absurdas. Neste livro anda um demónio à solta. Um demónio esfomeado que só é visível pelas suas vítimas quando está prestes a engoli-las. Ou pelo homem quase centenário que o deveria controlar, Travis.

Procurando alguém, por todo o país, Travis viaja de cidade em cidade. Pelo caminho vai encontrando sem-abrigo e viciados, gente propícia a ser comida sem deixar grande rasto. Mas quando o carro avaria é obrigado a uma estadia mais longa em Pine Cove, onde conhece uma recém divorciada com quem marca um encontro. O primeiro em décadas. Mal sabe que esta distracção será o primeiro passo para perder o controlo total sobre o demónio.

Numa pequena cidade, habituada a secar os bolsos dos turistas, não se espera que um viajante consiga inverter o jogo. Em paralelo, o traficante local desaparece sem deixar rasto, o que enfurece quer a polícia, quer os bandos locais que irão perseguir o homem recém-divorciado que vive no seu atrelado. Os cães ladram mais do que é habitual e uma sucessão de pequenos episódios estranhos deixa todos de mal humor – uma combinação propícia à sucessão de peripécias que vamos assistir.

Menos bem conseguido do que outros livros do autor, possui uma série de tiradas sarcásticas que põem em causa a vida estagnada das cidades. A presença do demónio é o elemento catalisador que irá perturbar a ordem que se tem como garantida e a adição de um génio (da lâmpada) com uma agenda própria não vem ajudar à paz. Engraçado, leve e de leitura rápida, explora, como noutros livros, a possibilidade da estupidez e da ganância humanas, duas características que, quando cruzadas, podem ser usadas para fornecer os mais mirabolantes episódios.

Guia Prática para cuidar de demónios foi publicado pela 1001 Mundos e encontra-se (pasmem-se) a 3,15€.

Outros livros do autor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s