Supervisões – Philip E. Tetkicj e Dan Gardner

No seguimento de uma palestrada dada na Culturgest por um dos autores, Philip E. Tetlock, a Gradiva publicou o seu livro onde fala da capacidade de formar grupos de trabalho que conseguem prever, com grande % de certeza alguns acontecimentos importantes.

Ao longo destas páginas explica-se como se formou um grupo de trabalho de não especialistas que conseguiu ultrapassar a capacidade de previsão de alguns profissionais. O que tinham estes não especialistas? Não eram pessoas muito mais inteligentes do que as restantes (ainda que estivessem um pouco acima da média) mas eram, sobretudo, pessoas que se informavam e procuravam as várias variáveis e perspectivas de uma mesma questão.

A geração de grupos informais sem autoridade fixa fez com que, nalguns grupos, se criasse uma dinâmica interessante de debate de perspectivas que melhorava a previsão. Para além da discussão, várias pessoas do grupo procuravam informação sobre vertentes diferentes, fornecendo uma base maior de suporte para as hipóteses em consideração.

O autor debruça-se também, na forma como algumas pessoas são chamadas, recorrentemente, a demonstrar as suas previsões sem que sejam, na realidade, bons a fazê-las. Aqui fala-se da postura com que algumas pessoas debitam certezas infundadas, como sendo verdades inquestionáveis e que será esta forma que convence quem o ouve a procurá-lo.

Também aqui será necessário adoptar um método científico – seguir vários métodos e perceber qual funciona melhor, utilizando estatísticas e medições, identificando o que correu mal com cada previsão e o que poderia ter corrido melhor.

Supervisões não pretende formar o leitor, ainda que contenha as principais ferramentas e indicações que são usadas para formar os grupos de trabalho, bem como um resumo de método, podendo servir como ponto de partida para quem queira ser um previsor.

Supervisões foi publicado em Portugal pela Gradiva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.