Luna Park – Kevin Baker e Danijel Zezelj

Luna Park começa com o quotidiano de um homem enquanto cobrador de dívidas para um pequeno mafioso, Nicky D, numa zona degradada da cidade. De coração mole para um ex-soldado, passa os dias enganando a rotina ao recorrer ao álcool ou às drogas. À noite regressa a amante – uma mulher sobre a qual pouco sabe para além de que está presa pela filha a um homem poderoso.

É inevitável que a situação atinja a rotura. A relação com a amante tem poucas hipóteses de evoluir, principalmente quando descobre que, para além de cartomante, está ligada ao novo mafioso que rodeia lentamente os restantes territórios, inclusive o de Nicky D. Uma guerra é eminente. Uma guerra que lhe recorda outras e para a qual tece, como anteriormente, um plano de fuga com uma amante.

A loucura e as drogas impregnam o cérebro deste ex-soldado misturando recordações com a ficção épica de um livro e com os relatos dos seus antepassados. O resultado é uma amalgama de história de heroísmo catastrófico onde a execução de grandes planos não conta com a possibilidade de uma traição. O soldado procura obter, não só a rapariga, como o dinheiro e a glória – objectivos que ofuscam as consequências mais prováveis.

Tal como os desenhos, pouco definidos e, por vezes, nublados (sombra de rostos e de intenções que consegue expressar, mesmo com a escassez de detalhe, o ambiente) também a mente deste homem está confusa, misturando as suas próprias vivências com as de outros, numa forma de remorso e de expiação que o leva à loucura aqui representada com todo o seu peso.

Luna Park foi publicado na colecção Novela Gráfica da Levoir em parceria com o jornal Pùblico.

Um pensamento sobre “Luna Park – Kevin Baker e Danijel Zezelj

  1. Pingback: Resumo de leituras – Janeiro de 2018 (2) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s