The Complete Phonogram – Gillen, McKelvie, Wilson e Cowles

Eis o predecessor do The Wicked + The Divine! Reunindo a mesma equipa explora os poderes que advém da música criando magos e deuses urbanos capazes de manipular o pequeno conjunto de adoradores que consegue reunir. Não só manipulam como os seus próprios poderes divinos advém deste grupo de seguidores.

Depois de uma curta aventura de um dos principais magos da música que acaba com as sombras de uma deusa mal reencarnada, é-nos apresentado um conjunto de diferentes perspectivas sobre uma mesma noite. Cruzam-se influências e poderes diferentes, mostrando-se como alguns se mantém presos nas suas capacidades enquanto seguem, como sombras as dos outros.

A maioria dos episódios são acompanhados por letras de música que se contextualizam na história e lhe conferem um pouco da sua própria força – temos alguma música pop, alguma música alternativa ou indie. Não faltam as referências obscuras a canções que dão novos sentidos à história e que aconselho a ouvir em paralelo com a leitura.

Ainda que possua todos estes elementos, não foi uma leitura que me tivesse agradado especialmente. O ambiente é soturno e as personagens são um conjunto de manipuladores egoístas que têm algum motivo para todas as acções que efectuam. As excessivas referências exteriores tornam, por vezes, a leitura lenta ou, caso não se tentem perceber, desinteressante.

Existem algumas experiências narrativas interessantes, como a percepção de um mesmo episódio por diferentes perspectivas, ou, no final, a apresentação de pequenas histórias, paralelas, centradas em personagens menores. A história tem alguns momentos que me captaram, sobretudo na forma como usa a música e as várias vertentes que a envolvem (como a dança) para gerar poder e manipulação mas, no conjunto, está longe de ser uma grande leitura.

Outras obras dos mesmos autores

 

Anúncios

Um pensamento sobre “The Complete Phonogram – Gillen, McKelvie, Wilson e Cowles

  1. Pingback: Resumo de leituras – Janeiro de 2018 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s