Corto Maltese – Fábula de Veneza – Hugo Pratt

O livro começa com uma pequena introdução onde se discorre sobre uma avô em Veneza que levaria o neto a visitar uma amiga. A casa desta amiga seria uma espécie de labirinto, construído como resultado do cruzamento de várias crenças e mitos, religiões e culturas, numa sucessão de enigmas cabálicos e obscuros  – um lugar mágico que alimenta a imaginação da criança e, mais tarde, do homem.

Neste Fábula de Veneza Corto Maltese explora a cidade em busca de uma pedra rara numa aventura carregada de referências à experiência infantil do autor. A aventura começa com a interrupção de um encontro maçónico, onde Corto Maltese cai do telhado. Entre amigos de interesses diversos (e opostos), vai seguindo as pistas de um enigma impossível deixado por um antigo e louco poeta.

Se outros encontram, nas referências do poema chave, um intrincado obscuro de palavras, Corto desembrulha-as sem grande dificuldade, entrelaçando lendas e culturas, e encontrando, na própria cidade os pontos associados às pistas. A pesquisa é carregada dos usuais sobressaltos – não falta uma aparição de Rasputine, mulheres belíssimas que se revelam vilãs ou conhecidos que enlouquecem por amor ou por dinheiro. Todos estes elementos são comuns a outras histórias de Corto Maltese e voltam a ser usados aqui, eficazmente.

Mais curta que as histórias que li antes deste volume, Fábula de Veneza sabe a pouco, deixando alguns mistérios por resolver e possuindo um final que não me foi totalmente satisfatório. Claro que, sendo Corto Maltese estamos a falar de um volume de qualidade bastante acima da média, que fascina pelas referências históricas e culturais, sobretudo quando toca nas histórias de tesouros perdidos e antigas apostas milionárias entre personalidades divergentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.