Um relacionamento na adolescência é carregado de altos e baixos, oscilações provocadas pela imaturidade e pelo excesso de hormonas. Estas oscilações podem contaminar, para sempre, o relacionamento entre as duas pessoas e não é de estranhar que, quando finalmente conseguem afastar-se, procurem pessoas opostas.
Lucia apercebeu-se, a 5000 quilómetros de distância que não pretendia continuar o relacionamento tóxico com o namorado da adolescência. É na Noruega que se refugia, local onde ganha coragem para o afastamento, enquanto cria novas raízes – até ao dia em que bate uma enorme saudade de tudo o que deixou em Itália.
A vida é feita de encontros e desencontros. Nem sempre se encontra a pessoa certa no momento certo, nem sempre se tem a maturidade para se conseguir manter a dinâmica de um relacionamento. Por outro lado, existe alguma pressão social, a impressão que se quer dar aos amigos e familiares, elementos que dão outras dimensões aos conflitos a dois, principalmente quando demasiado jovens.
Em Cinco Mil Quilómetros por segundo mostra-se como a vida revolve sobre si mesma e como as distâncias podem servir para quebra ou aproximação, aproveitando-se o diferente clima entre os dois locais para o espelhar visualmente.
Cinco Mil Quilómetros foi publicado pela Biblioteca de Alice.
One comment