Publicado pela Polvo, Zahna é a mais recente obra de Joana Afonso, uma obra onde é responsável tanto pela componente gráfica como pela componente narrativa. Contendo o estilo gráfico reconhecível de Joana Afonso, Zahna é a personagem principal, uma guerreira com mau feitio que se vê escorraçada da cidade que defendia por ter cedido à fúria e morto ladrões invasores.
Sabendo que mais alguma coisa terá corrido mal nessa noite (os portões não se terão aberto sozinhos), Zahna deixa a cidade decidida a limpar a maldição que paira, literalmente, sob a sua cabeça, na forma de uma chama pouco quente. Pelo caminho encontra quem a ajuda, mas nem sempre as intenções destes novos amigos serão as melhores.
Aproveitando os estereotipos das fantasias de ambiente medieval de vertente ocidental, Joana Afonso torce alguns elementos comuns e apresenta uma história centrada numa forte guerreira (mas de péssimo humor) capaz de causar empatia e alguns sorrisos de boa disposição.
O resultado é uma leitura agradável e divertida, provando que a autora consegue apresentar uma narrativa competente, a par com a componente visual, que apesar de ter alguns elementos naive funciona muito bem !
Zahna foi publicado pela Polvo, numa edição a cores de capa dura!