Conversas com os putos e com os pais deles – Álvaro

Recordam-se das conversas hilariantes em Conversas com os putos? Álvaro está de volta com um segundo volume onde apresenta novas conversas, mas desta vez, também, com os pais dos putos. E se as conversas com os mais jovens (com origem real) já eram de outro mundo, as conversas com os mais adultos são ainda mais inacreditáveis.

Entre as conversas encontramos de tudo – tiradas inteligentes e bem colocadas, comentários de alunos que parecem ser propositadamente idiotas (mas que percebemos que são antes comentários de pessoas sem noção do ridículo que acabaram de cometer), conversas de adolescentes de hormonas descontroladas.

Mas tão surpreendentes quanto estas são as conversas com os adultos, os pais dos alunos, que nos fazem perceber que estes jovens são resultado de um sistema do qual dificilmente podem escapar  – um sistema de deturpação de valores e idiotice do qual ecoam as ideias (ou falta delas) e que os leva a fazerem-se convencidos da sua superior moralidade.

Tudo isto nos é apresentado em pequenas tiradas cómicas, onde se destaca o tom irónico, colocando o leitor, durante a leitura, quase ao mesmo nível do professor / autor, como observador do que ocorre, sem juízos de valor sobre tais episódios, com a grande diferença de que o leitor se pode rir, abertamente, do que é retratado.

Trata-se de uma leitura leve, que, a par com a componente divertida, nos induz a momentos de introspecção pela realidade que nos apresenta – pessoas da mesma cultura e sociedade que revelam valores e ideias bastante peculiares. Mas desta vez o livro termina com um episódio extraordinário de algúem claramente de baixa condição social que tudo faz para que os seus filhos possam ter um futuro.

Um pensamento sobre “Conversas com os putos e com os pais deles – Álvaro

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Outubro de 2018 (2) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.