Os crimes dos viúvos negros – Isaac Asimov

O famoso autor de ficção científica escreveu, também, algumas histórias no género policial. Neste volume reúnem-se aquelas que decorrem com os Viúvos Negros, um clube de homens que não permite, nos seus serões, mulheres. Cada membro vai organizando um serão diferente, podendo convidar alguém que possa suscitar interesse – mas ao longo dos serões aqui relatados os convidados apresentam crimes para os quais não tinham solução, mas que o empregado de mesa do clube resolve com astúcia e humildade após o questionamento dos membros do clube.

A maioria dos crimes são menores – tentar perceber o que foi roubado (sendo que alguma coisa foi, mas não se sabe o quê), pequenas charadas que o empregado de mesa resolve através da dedução. Após a discussão acesa entre os vários membros do clube para explorarem todas as alternativas, aquela que não foi discutida é, provavelmente, a mais certa.

Sem chegar ao patamar do extraordinária, esta colecção de pequenos contos consegue manter o interesse do leitor, sendo um género de investigação criminal sem elementos mais pesados como corpos ou explosões de sangue, onde os enigmas são astutos e interessantes.

Esta volume foi publicado em Portugal pela Ulisseia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.