Desde o lançamento de Sharaz De na colecção Novela Gráfica que Toppi se tornou um dos artistas mais procurados cá em casa! Depois esse volume comprei obras de Toppi em francês e, até, em italiano – mas não consegui resistir a este volume em inglês que reúne várias histórias curtas do autor.
O tom narrativo é o que já conhecemos de Sharaz De, apresentando pequenos mitos ou lendas transformadas, com pequenos twists maldosos onde as figuras mágicas raramente são complacentes ou bondosas, utilizando as suas habilidades com originalidade.
São várias as mitologias que dão origem aos vários contos, mostrando, ora, o cruzar de tempos mais modernos com as figuras tradicionais fantásticas, ora o contacto entre diferentes civilizações. Independentemente da mitologia que origina a história, as figuras fantásticas possuem uma lógica própria e raramente bondosa para com os seres humanos.
Mas o que fascina neste volume é mesmo o aspecto gráfico. Toppi tece paisagens e pessoas torneando diferentes padrões que conferem uma textura e dimensão peculiar às imagens. O resultado mesmeriza o leitor, fazendo com que cada página seja saboreada e não apenas lida.