Tiny Epic Western – Scott Almes

Tiny Epic Western é a mais recente aquisição de entre o grupo de jogos Tiny Epic. Enquanto esperamos pelo Tiny Epic Mechs e pelo Tiny Epic Tactics, resolvemos experimentar este Western que respondeu bem às nossas expectativas! Apesar da pequena caixa, este Tiny Epic transforma-se, tal como o Quest e o Zombies, num tabuleiro de dimensão média, com uma boa presença na mesa.

O Tiny Epic Western tem, como principal mecânica, a colocação de trabalhadores (em inglês, worker placement), cruzando, com sucesso, várias outras. Uma delas, a mais interessante, no meu entender, é a forma como se decide qual jogador detém as vantagens de uma determinada posição – comparando as combinações de poker de cada jogador (Area control / Area influence).

Para além da colocação de trabalhadores, este jogo atribui diferentes poderes aos jogadores (Variable Player Powers) através de cartas de personagem e tem como principal mecanismo de aquisição de pontos a compra de locais (Set Collection).

As diferentes cartas de personagem disponíveis

Como já é usual, não vou entrar em detalhes sobre a forma de jogar, detalhando apenas que o jogo decorre em quatro fases, ao longo das quais vamos colocando trabalhadores e desafiando outros jogadores, adquirindo recursos pelas combinações de poker, comprando cartas de locais e distribuindo novas posições. Ganha quem tiver mais pontos!

Tal como outros Tiny Epic, este Western consegue surpreender pelos detalhes dos componentes, apresentando dados com a peculiar forma de balas e um tabuleiro bastante temático. Às cartas usadas para o poker não lhes faltam as marcas de desgaste e existe, claro, a carta do procurado (wanted). Não esquecer, claro, as duas grandes vantagens de um jogo Tiny – a portabilidade!

Em termos de experiência de jogo, esta é bastante diferente entre dois e quatro jogadores, sendo que a escassez de boas posições a quatro jogadores força a existência de mais duelos e confrontos, aumentando a interacção. A complexidade não é muito elevada, mas, nas primeiras jogadas, poderá ser difícil perspectivar a forma como as combinações de poker se resolvem e a sequência das acções das quatro fases.

Podendo existir alguma tendência para desconsiderar um jogo pelo seu diminuto tamanho, realço que este Tiny Epic Western não fica nada atrás de jogos que são vendidos em caixas maiores e por valores mais elevados. O tamanho torna-o, claro, num candidato preferencial a ser levado em viagem mas, para além deste ponto positivo, tem recebido comentários bastante positivos por várias das pessoas a quem o apresentamos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.