
O quinto volume da série Descender já se encontra à venda! Esta série é publicada em Portugal pela G Floy. Dado ter começado a ler antes do lançamento em português já li a série toda na edição inglesa e adorei! Ainda que a arte não seja ao gosto de todos os leitores, achei que acompanhava bastante bem a leitura, tornando Descender uma das minhas séries de banda desenhada favoritas.
Em termos narrativos recorda-me um cruzamento de Inteligência artificial (o filme – a história de um pinóquio robotizado) com uma Ascenção das máquinas ao estilo de Battlestar Galactica. Para além desta combinação imperdível, as personagens são desenvolvidas como só Jeff Lemire é capaz, alternando entre narrativas e levando-nos a sentir empatia com vários lados do conflito.
Deixo-vos a sinopse e algumas páginas disponibilizadas pela editora:
O universo conhecido está à beira de uma guerra total, e o jovem andróide TIM-21 é o centro desse conflito. Enquanto os seus aliados e inimigos chegam aos céus por cima do planeta oceânico Mata, nada poderá preparar TIM para os segredos escondidos sob os seus mares alienígenas. O penúltimo volume desta aclamada série de ficção científica reúne os números 22 a 26 desta série de sucesso, criada por dois dos maiores nomes dos comics, o escritor Jeff Lemire (Black Hammer, Gideon Falls) e o artista Dustin Nguyen, que já conquistou dois Prémios Eisner para Melhor Arte com Descender.
E, no momento em que o caos galáctico vai irromper, uma coisa parece certa: as máquinas irão erguer-se!
“A primeira vez que peguei num número de Descender, a primeira coisa que me deixou estupefacto, foi a arte… Com a sua estética criada pelas aguarelas, Dustin Nguyen é capaz de nos mostrar pormenores tremendos, mantendo uma ambiguidade deliciosa… e a página dupla deste volume que mostra a batalha espacial a iniciar-se, com um espaço púrpura como pano de fundo, é uma das imagens mais visualmente espantosas que Descender já nos deu.”