Leiriacon – O espaço e as condições de estadia

Tinha começado por meter num mesmo artigo uma apreciação do espaço, bem como um resumo dos jogos que experimentámos. Mas o artigo já ia com quilómetro e meio! Posso começar este artigo por dizer que foi a segunda vez que fomos à Leiriacon e já marcámos nas agendas as datas de 2023!

Bem, mas o que nos fascina na Leiriacon? Tudo. Claro que é uma convenção de jogos de tabuleiro e vamos à espera de experimentar várias coisas – esse é ponto fundamental para um evento deste tipo. Mas no caso da Leiriacon, a organização do espaço e o facto de ficarmos instalados dentro do recinto do evento, sem preocupações em relação à alimentação ou à dormida, é algo que se tem tornado muito cómodo. Para além disso, o espaço é espectacular e a organização é impecável.

A localização

O evento decorre em Vieira de Leiria, um pouco afastado da auto-estrada. Em compensação, fica a meia dúzia de metros do mar e alguém que não seja tão aficcionado em jogos pode aproveitar para dar uma volta pela praia.

O hotel

Foto da página oficial https://www.hoteiscristal.pt/cristalvieirapraiaspa/hotel-gallery

O hotel tem duas áreas muito distintas de alojamento – um edifício tradicional onde podemos encontrar os normais quartos de hotel, e um espaço com casinhas que circundam um recinto relvado. A qualidade do alojamento é adequada para um hotel desta categoria. Este ano optámos pelos quartos que ficam um pouco mais distantes (50m) do centro do evento. Na convenção anterior, tinhamos sentido algum frio nas casinhas – tema que não tivemos este ano.

O hotel tem, ainda, uma piscina e um espaço de refeições, sendo que se pode optar por pensão completa, que dá acesso ao buffet (com vários pratos e opção vegetariana). Esta opção facilita as preocupações com as refeições durante estes dias.

O recinto

Para além do edifício do hotel e das casinhas, o espaço possui ainda edifícios semi circulares com várias salas. Estas várias construções criam um recinto fechado onde adultos podem circular à vontade. O recinto tem ainda um pequeno parque para os mais jovens e, na edição anterior, podiamos ainda encontrar um género de creche com monitores e actividades para os mais jovens.

Ao lado do parque podemos encontrar um edifício semi circular com a secção infantil / juvenil e a venda de jogos usados.

Existem dois locais onde se podem levantar jogos para jogar – um geral para todos os jogadores, ao lado do ponto de venda e do bar; e um segundo, no lado oposto do recinto, próximo do parque infantil, com jogos juvenis ou jogos mais simples. Este ano, a venda de jogos usados era realizada, também, no edifício do espaço infantil.

Ao centro à esquerda o edifício onde se encontrava a Ludoteca principal e o ponto de venda. Ao centro à direita, o edifício semi circular onde se encontravam as editoras e onde se podia jogar.

Esta convenção tem como vantagem estar inserida no recinto do hotel, onde os participantes podem optar por ficar por preços mais convidativos. O facto de encontrarmos tudo dentro do recinto facilita a logística, mesmo quando se levam crianças. Claro que, tratando-se de uma convenção de jogos de tabuleiro, o mais importante são os jogos e as pessoas – mas isso deixarei para um segundo artigo.

2 comments

  1. A LeiriaCon vale sempre muito a pena!
    Nós íamos sempre quando era na Quinta do Pinheiro, mas nos últimos anos que foi lá, o espaço já se começava a notar insuficiente.
    Foi a primeira vez que fomos neste espaço e realmente tem tudo o que é preciso.
    Para o ano há mais =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.