Depois de um primeiro apanhado, eis que continuo a coleccionar listas de melhores do ano de 2022, desta vez, não só de jornais, mas também de alguns blogues, conhecidos sobretudo do meio da FC&F.
Começo com a lista da Vulture para melhores livros de Fantasia para 2022 . Encontro por lá três das minhas leituras deste ano, bem como alguns livros que já adquiri entretanto (entre eles, Babel, um livro que não pára de ser mencionado).
Para além da lista de livros de Fantasia, encontramos, também, uma lista para melhores livros de Horror. Curiosamente, desta lista não conheço, nem livros, nem autores, mas parece ter indicações interessantes. E uma lista de melhores livros do ano, onde se encontram vários que decorre num mundo apocalíptico.
A Pan MacMillan aposta numa abordagem mais agressiva e num único post anuncia não só os melhores de ficção científica de 2022, mas também os melhores de 2023 e os melhores de todos os tempos. Sea of Tranquility (publicado em Portugal como Mar da Tranquilidade pela Editorial Presença) parece ser uma presença constante, bem como os livros de Arkady Martine, Adrian Tchaikovsky e Charles Stross.
Faz o mesmo para a fantasia. Destacam-se alguns publicados em Portugal, como The Atlas Six (Os seis de Atlas pela Editora Planeta), The Fifth Season (pela Relógio d’Água) ou Black Leopard, Black Wolf (Leopardo Negro, Lobo Vermelho pela Relógio d’Água).
Artur Coelho, no seu blogue Intergalactic Robot, também já publicou a sua lista de melhores livros do ano. A lista tem, como é habitual, alguns livros de autores portugueses, entre referências de ficção científica, literatura, não ficção e banda desenhada. Encontramos livros em vários idiomas, mas mesmo para quem só lê em português existem bastantes sugestões.
Nelson Zagalo, no seu Virtual Illusion, também publicou uma reduzida lista de melhores leituras.