
Eis uma paródia aos livros de Astérix! Publicado pela Ala dos Livros, faz parte de uma série de livros do autor – as novas aventuras de Lapinot!
A história
Por Tutatis leva-nos à realidade da resistente aldeia gaulesa, substituindo Astérix por Lapinot – uma personagem de outro Universo (talvez o nosso) que se vê na obra de ficção entre javalis, romanos e gauleses. De alguma forma, as restantes personagens não percebam a substituição e vêem em Lapinot, o Astérix.
Emparelhando com Obélix, Lapinot faz o seu papel, desconhecendo que não é o único que não pertence a esta realidade ficcional. Felizmente um amigo vem procurá-lo e juntos tentarão descobrir o terceiro impostor que se tenta apoderar da receita da famosa poção mágica.



Comentário
Ao longo da história o autor vai explorando todos os elementos tradicionais em Astérix, mas contrastando-os com uma personagem vegetariana que não é daquele mundo – Lapinot e Obélix confrontam-se, claro, com romanos, mas as tareias têm efeitos reais e ao se esmagar uma cabeça, é normal que o conteúdo exploda por todo o lado.
E o que comer para além de Javali? Lapinot como vegetariano pacífico, vai passar algumas provações neste mundo ficcional. Para além destes detalhes, exploram-se outros lugares comuns em relação às personagens – desde os seus deuses aos seus costumes; não faltando, claro, o bardo que nunca toca, e o peixeiro com o seu produto duvidoso.
O resultado é, claro, cómico, mas de uma forma bastante diferente da dos álbuns de Astérix, como vários momentos de humor negro que levam a narrativa para um tom mais forte, mais pesado, mas também mais cínico.



Conclusão
Por Tutatis é uma leitura cómica, carregada de humor negro, que parodia o mundo de Astérix e Obélix, pegando em todos os elementos que deles conhecemos para os apresentar sob uma outra perspectiva narrativa. Talvez por Astérix ser uma das minhas séries de humor francobelga favoritas, entre os álbuns de paródia, este é dos que mais apreciei.