Células Estaminais

É “engraçado” ver a quantidade de publicidade em torno destas células e a mediatização que alcançaram na população comum que lê os jornais.

As células estaminais foram colocadas num pedestal como The Next Big Thing que irá curar todos os males da humanidade – o cancro, o envelhecimento, quiçá um dia as dores de cabeça e as verrugas.

Por um lado é bom, ler a quantidade de dinheiro que é disponibilizado para a ciência (notícia completa no Público)

Segundo o comissário europeu da Investigação, Janez Potocnik, as verbas comunitárias destinadas à investigação nesta área representam 0,4 por cento da verba destinada à saúde no âmbito do programa quadro para os próximos sete anos (6050 milhões de euros).

Também é notável que sejam postas algumas barreiras quanto ao uso da tecnologia para possíveis caprichos (embora provavelmente mais por ignorância que por bom senso)

De fora do financiamento comunitário ficam a clonagem humana com fins reprodutivos, a investigação para modificar a herança genética dos seres humanos e a criação de embriões unicamente com fins de investigação ou para conseguir células estaminais.

Felizmente, nalguns países podem ser usados embriões extra-numerários (como sejam os excedentes nos processos de fertilização in vitro, que após uma gravidez bem sucedida, lhes resta apenas definhar num congelador).

Mas uma coisa que me assusta são os comités que vão ficar responsáveis pela análise dos projectos. Isto porque consta por aí que nos comités da EU a validade científica é apenas um de quatro factores a ter em conta, valendo apenas cerca de 25% para a aprovação.

Outra coisa que me assusta é a desvalorização de outros ramos da ciência que poderiam contribuir grandemente para a cura de cancros ou descortinar o processo de envelhecimento, que por não estarem envoltos na mesma máquina publicitária, se encontram na obscuridade… E os fundos continuam a ir para uma área de investigação tão cheia de burlas e falsas descobertas aumentadas para chamar o dinheiro dos contribuintes…

Oh Well!

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.