A Bondade dos Estranhos – João Barreiros

Do autor João Barreiros conhecia já as obras A Verdadeira Invasão dos Marcianos e Disney no céu entre os Dumbos, assim como alguns contos publicados em antologias.

Mas não foi só o conhecimento anterior do trabalho do autor que me captou o interesse, mas também, a forma como Barreiros apresentou o livro e nos revelou o Universo em que decorre a trilogia – com satisfação, com aquele brilho nos olhos de quem se divertiu a construir e a imaginar; realçado pelo humor crítico e irónico.

Sim, eu falei em trilogia, algures. Mas esta é uma trilogia de características peculiares – cada uma das partes encontra-se a cargo de um autor diferente, que explora na sua vez, cada uma das três raças alienígenas que ocupam a Terra. A Barreiros coube os Spiertvick’kap ou cabeças-de-abóbora, que possuem extraordinárias capacidades tecnológicas que vendem às espécies que encontram (uma maneira de as tornar dependentes e escravizar?).

A história centra-se em Joana, uma jovem de humor caústico, cobaia do projecto candy-man que adquire a capacidade de manipular e influenciar os que a rodeiam. É pelo seu envolvimento forçado no projecto que é chamada para a tarefa de babysitter, não de crianças vulgares mas de 500 crias tão bem comportadas que a progenitora dá autorização para serem abatidas umas quantas como exemplo para as restantes.

Não se deixem desanimar pelo reportório de vocábulos inicialmente estranhos ou pelo facto de o livro poder ser incluído na secção de Ficção Científica – muitas vezes a ficção científica é mais um meio do que um fim. Como sempre, este é outros dos livros de Barreiros que vale a pena pela escrita, pelo humor irónico, por tudo.

Mais sobre o livro – Fórum Fantástico 2007 

6 comments

  1. O titulo do livro é ‘O projecto Candy-Man’. Primeira parte do Triptico, ‘A bondade dos estranhos’.
    Eu sei, eu sei….
    Eu também acho a capa idiotamente concebida em relação a isso…

  2. Pingback: Anónimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.