Red Spikes – Margo Lanagan

Margo Lanagan é o autor de Tender Morsels, considerado um dos melhores livros de 2009 no género fantástico. Apesar de ter apreciado a história em Tender Morsels, carregada de fortes sentimentos, não a achei excelente. Ainda assim, decidi-me a ler algo mais, neste caso um conjunto de histórias fantásticas.

Tal como em Tender Morsels, Margo Lanagan usa, em Red Spikes, o género fantástico para explorar emoções fortes: o nascimento de uma criança, o pânico do papão ou o sentimento de vingança. Mas se no livro esta forma de expor sentimentos escapa pela empatia criada para com as personagens principais, resultou pessimamente comigo em Red Spikes. I could not care less.

Sem tempo para estabelecer um relacionamento para com as personagens, senti-me alienada. Num conto, uma menina tenta escapar daquele que será um devorador de crianças, visualizando restos das anteriores refeições. Num outro conto, um rapaz vê-se perante uma mulher a dar à luz, a rainha de um reino fantástico, tendo, sozinho que a ajudar no parto.

Algumas das histórias possuem uma premissa engraçada, que foi, para mim, desperdiçada. Numa história que se baseia na exploração de sentimentos, só existem duas opções, ou se é envolvido completamente ou afastado. Se as reviravoltas ajudaram a alienar-me quando começava a entrar na história, a resignação e o sentimento de culpa das personagens contribuíram ainda mais para antipatizar com os contos. No final, ficou um sentimento de perda, a pena daquilo que poderia ter sido e nunca chegou a ser.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.