Uma Espécie de Sentido – João Pedro Duarte

Uma Espécie de Sentido é um dos poucos livros de autoria portuguesa em 2009 que pode ser incluído no género de ficção científica. Com cerca de 100 páginas, é um dos dois livros de João Pedro Duarte publicado pela Esfera do Caos.

A capa prepara-nos bem para  o que nos espera, uma sátira em torno da evolução do homem, de caçador colector a domesticado pelas mulheres: na sociedade do futuro os cargos de chefia são ocupados pelas mulheres, e funções de limpeza ou enfermagem, por exemplo, são atribuídas aos homens, elementos mais fracos da espécie humana.

David é encarregado das limpezas no laboratório onde trabalha Miriam, médica. De ascendência lusitana, David mantém com os pais uma típica relação distante, sonhando com Miriam, uma mulher que parece ser diferente das restantes, que desprezam os homens utilizando-os apenas para seu próprio proveito. Miriam, por sua vez, sente-se também atraída por David, estando talvez até apaixonada, mas ambos se tentam afastar dos sentimentos que, na sociedade descrita, são considerados doentios.

Satírica mas leve, a história é engraçada, carregada de detalhes cómicos: uma ideia diferente aproveitada com humor. Mas se nos faz sorrir por vezes, nem por isso me fez esquecer que, em muitos momentos, a história parece atabalhoada, ou seja, sem o tempo devido nas alturas devidas, com alguns factos confusos. No final, fica a sensação de que o autor não sabia o que fazer com as peças no tabuleiro e decide soltá-las.

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.