Little, Big – John Crowley

Vencedor do prémio World Fantasy, e nomeado para os mais conhecidos prémios do género, Little, Big, de John Crowley é, sem dúvida, uma obra monstruosa, quer em tamanho, quer em qualidade. Iniciando-se com uma história de amor, acompanha uma família ao longo de várias gerações cuja existência está interligada com o reino das fadas, de uma forma subtil.

Amores destinados, amores proibidos  ou simplesmente, amores incompreendidos – ao longo da história, assistimos a tudo isto, não da forma trágica de uma novela,  antes acontecimentos que vão marcando a vida das diferentes personagens, com as quais acabamos por simpatizar.

O palco de todo este enredo é uma casa, ou melhor, uma casa de casas, um aglomerado de vários estilos onde o espaço ganha dimensões inimagináveis pela forma como se interligam as várias áreas, e o tempo parece encolher ou esticar, podendo levar a que algumas pessoas se percam por longas horas.

As fadas, essas, são quase imperceptíveis, presenças fantasmagóricas que acompanham o dia-a-dia da família, intervindo raramente para que a história se desenrole de acordo com o que pretendem, concedendo papéis a cada um dos familiares – uma truta antiga concede a um jovem o dom de seduzir todas as jovens da terra, a fim de espalhar a sua semente, a troco de um baralho de cartas que revela detalhes sobre o futuro de cada um dos familiares.

Arrepiante pela enormidade, Little, Big apresenta-nos um enredo bem montado que se desenvolve devagar, obrigando o leitor a uma leitura pausada mas apaixonante. Subtil nas manifestações fantásticas, Little, Big tem bastante mais para oferecer ao leitor do que se espera no início, envolvendo o leitor sem que este se aperceba.  Sem dúvida, excelente.

Em português podemos encontrar uma única obra do autor, O Manuscrito Perdido de Lord Byron, publicado pela Saída de Emergência.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.