Blackout – Connie Willis

Blackout é a primeira parte de uma história, baseada na mesma premissa que outras tantas de Connie Willis: existirá uma altura em que as viagens no tempo serão possíveis, e os cientistas utilizarão as viagens, não para mudar o presente ou conhecer o passado, mas sobretudo para adquirir conhecimentos históricos. Em To Say Nothing of the Dog  acompanhamos dois historiadores que procuram relíquias históricas na época victoriana, entre encontros e desencontros amorosos. Em Blackout Connie Willis escolheu uma época historicamente decisiva para a humanidade: a Segunda Guerra Mundial.

Para observar o acontecimento vários historiadores viajam para diferentes locais, com o objectivo de observar diferentes perspectivas. Polly emprega-se como lojista para observar a recção dos londrinos aos bombardeamentos, Eileen acompanha as crianças que foram retiradas de Londres para zonas rurais, Mike pretende observar heróis enquanto jornalista. Tudo parece correr mais ou menos sem sobressaltos, até que Eileen salva uma criança de varicela e Mike é empurrado para um barco que irá salvar centenas de soldados e sofre um ferimento grave. A partir desse momento nenhum dos historiadores consegue regressar à sua época.

Inicialmente, cada um dos historiadores pensa tratar-se de uma avaria em cada um dos portais, e aguarda uma equipa de salvamento, mas confrontados com a possibilidade de terem alterado o rumo da história, começam a perder as esperanças, e resolvem juntar-se. Com algumas peripécias pelo meio, esta é a base da estória que, apesar de ter alguns momentos engraçados e até episódios bons, se alonga por demasiadas páginas, onde nada de interessante acontece, deixando a sensação de ler muito e acontecer pouco.

A escrita de Connie Willis é pausada e caracterizada por um sentido de humor agradável que submete as personagens a situações peculiares. Ainda assim, gostaria de ter lido a mesma história num décimo das páginas que tem Blackout. Resta ler o segundo volume onde se conhecerá o destino das personagens

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s