Understand Vs Division by Zero – Ted Chiang

stories ted chiang

Depois da história fantástica Tower of Babylon, seguem-se duas peculiares histórias de ficção científica leve onde o autor explora os limites da inteligência humana. Ao contrário do que é habitual neste género de histórias, não esperam relatos frios e calculistas – em ambos o autor confere uma perspectiva emocional e até algo moralista que é rara neste tipo de explorações.

Em Understand um homem em coma é tratado com um remédio revolucionário que lhe permite, não só voltar a ganhar consciência, como tornar-se extremamente inteligente. Devagar, começa a explorar as suas novas capacidades, estudando temas que até ali julgara complicados, e debruçando-se sobre livros que outrora demoraria meses a ler. Quando de apercebe que a cada nova injecção o aumento de capacidades é exponencial, e após contacto de uma agência governamental, decide-se a fugir do sistema, pirateando as bases de dados das autoridades. Julgando-se sozinho brinca com as suas potencialidades, sem antever consequências.

Division by zero explora as potencialidades da mente humana de uma forma totalmente diferente. Aqui acompanhamos uma matemática que consegue provar a falsidade de toda a matemática. Utilizada no dia-a-dia durante séculos, não passa de uma falácia útil no quotidiano, mas sem bases verdadeiramente racionais. Receosa, tanto por si (que fará uma matemática sem matemática) como pelos restantes, angustia sobre o resultado do seu próprio trabalho, deixando-se resvalar para um buraco emocional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.