Odília – Patrícia Portela

IMG_4144

Tendo lido, recentemente, O Caso do Cadáver Esquisito e MicroEnciclopédia (…), resolvi explorar mais um pouco alguns dos autores que participaram nesses dois projectos. Pedro Medina Ribeiro já conhecia, com A Noite e o Sobressalto e O Diletante e A Quimera, bem como Afonso Cruz, mais conhecido pelos volumes de Enciclopédia da Estória Universal. Neste seguimento, dois nomes me chamaram à atenção, Joana Bértholo e Patrícia Portela, sem me recordar que a Patrícia Portela tinha participado no Fórum Fantástico deste ano. Assim peguei em Para Cima e não para Norte e em Odília.

Pequeno volume publicado pela Caminho, destaca-se visualmente pelas mesmas razões que Para Cima e não para Norte, com texto disperso pela página, algo que confere algo mais à experiência de leitura, pela forma como se nos apresentam as letras. Mas se foi algo que resultou muito bem no contexto de Para Cima e não para Norte, aqui foi algo que achei de uso exagerado.

IMG_4171

A história decorre em torno de uma Musa, de nome Odília, que procura ocupação em tarefas inspiradoras, respondendo a um anúncio de contornos oportunistas. Chegando atrasada, não consegue ocupar uma das vagas, e sai correndo atrás do seu cão, embatendo em Penélope, acabando por se tornar grande amiga desta. Mas não pensem que esta é uma amizade normal, até porque Odília não é uma rapariga normal – relembro que é uma Musa. De desventura em aventura, Odília descobre finalmente o que lhe falta e a sua vocação.

Ainda que Odília constitua um exercício de escrita bastante peculiar, pela formatação do texto de acordo com a história que narra, não foi, em termos de história, algo que me entusiasmasse. Sem grande fio conductor ao longo da história tem mais interesse pela perspectiva visual do que propriamente pelo conteúdo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.