Ele está de volta – Timur Vermes

IMG_5641

A capa pode ter um desenho minimalista mas é bastante perceptível. Basta a conjugação com o título para se perceber o tema sem ler a sinopse – Hitler está de volta. Sem saber como, nem porquê, acorda num baldio em Berlim, trajando a farda de sempre. Atordoado, desloca-se esperando apoio de quem encontrar. Não só a reacção não é a desejada, como a própria cidade parece alterada, sem as ruínas que recorda do dia anterior.Lentamente, percebe que decorreu muito mais tempo do que uma noite mas nada o prepara para a data que vê no jornal – 2011.

Após o desmaio é ajudado pelo dono do quiosque que vê nele o potencial de um grande actor, pensando que, tanto as falas, como a fatiota, fazem parte um perfeito número humorista. Percebendo o homem que Hitler está sem casa e com dificuldades financeiras, cede-lhe o quiosque para pernoitar e ajuda-o a contactar os responsáveis pelos canais televisivos.

Assim Hitler se vê com tempo de antena, proferindo em tom sério, os seus discursos que, à luz do contexto, são percepcionados como sendo de um grande génio televisivo. Rapidamente atinge um grande reconhecimento nacional, entre o espanto e o fascínio pela audácia de ultrapassar as barreiras do politicamente correcto em humor. Claro que Hitler nunca esconde os seus verdadeiros propósitos políticos.

Traduzido em diversos países e línguas, este livro tornou-se um bestseller em diversos países. E percebo porquê – a leitura é fácil e rápida, o discurso escorrega rapidamente captando o leitor em poucas linhas. Basta dizer que numa rápida passagem pela livraria, li a primeira página de rajada. Mas, e o resto?

A ideia é interessante ainda que a tenha achado pouco explorada. A história pouco passa da interpretação humorística do discurso de Hitler e da visão do próprio da sociedade do século XXI – o mundo actual interpretado pela mente dos anos 40. Assim, a mulher que, na rua apanha os dejectos do cão é decerto maluca, e as jovens devem aspirar à procriação para garantir mais um esquadrão de soldados em poucos anos.

A história rocambolesca consegue ser mais do que um desenrolar de peculiares episódios, levando a pensar no caminho que segue a diversão televisiva bem como na sociedade actual que parece esquecer lentamente os acontecimentos de há meio século, caindo nas mesmas armadilhas ideológicas.

2 pensamentos sobre “Ele está de volta – Timur Vermes

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Junho (1) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s