The Supernatural Enhancements – Edgar Cantero

1 supernatural enhancements

De premissa aparentemente simples, a história inicial que se assemelha a um simples conto de casa assombrada, transforma-se, apresentando várias camadas intrincadas com maior grau de complexidade e culminando num final muito movimentado e inesperado, onde tudo se interliga.

A história inicia-se quando um homem jovem, A., herda uma fortuna de um parente desconhecido na América. A herança inclui, também, uma velha mansão. Claro que A. deixa a vida monótoma que conhecia na Europa e viaja, com uma jovem amiga para a sua nova propriedade. Mas não pensem que os jovens se dedicam à vida fútil de milionários. Muito pelo contrário, ambos se dedicam a aproveitar o dia-a-dia, mas sem extravagâncias.

Cedo se percebe que a mansão terá pertencido a um estudioso envolvido em experiências paranormais. Em pouco tempo A. começa a apresentar os mesmos sintomas que o familiar suicida, influenciado pelo fantasma da casa, e por sonhos demasiado realistas. Felizmente, a amiga que o acompanha parece imune a estas influências sobrenaturais e, apesar de muda, salva-o de algumas situações desastrosas.

Mas não pensem que a história se resume a assombros e pesadelos – entre os papéis do tio encontram-se cartas encriptadas que levam os dois jovens a explorar a propriedade, descobrindo quartos escondidos e objectos de fortes e desconhecidos poderes. Para além destes puzzles, percebem que o anterior dono da casa pertencia a uma sociedade secreta em que os membros viajam todos os anos para os mais diversos locais.

A história é contada intercalando vários relatos – desde páginas dos diários de ambos, a cartas que escrevem a uma tia, bem como descrições baseadas em câmaras ocultas espalhadas pela casa. Quem as visualiza? Desconhecemos. Tudo isto contribui para o adensar do mistério que parece esmorecer no meio, apesar de serem lentamente fornecidas pistas fulcrais para o desfecho.

Entre puzzles de criptografia e a exploração dos estranhos objectos da casa, a história apresenta fragmentos sobrenaturais fornecendo, aos dois jovens, desafios mentais e emocionais progressivamente tão desafiantes e esgotantes, que começam a temer pela própria sanidade senão pela própria vida.

No final percebemos as razões que os fizeram ficar, bem como o papel que desempenham na casa e consequentemente na sociedade secreta que nela se sedia. Descobrem-se alguns mistérios num final carregado de reviravoltas inesperadas que destroem, num fôlego, todas as expectativas do leitor. Não que a história careça de pontos fracos – o enredo a meio parece tornar-se inesperado ainda que forneça pistas para o restante desenvolvimento, e algumas revelações poderiam ter sido feitas durante a história para garantirem o interesse do leitor ao longo de toda a narrativa.

Ainda assim, quando o enredo se fecha é de tirar o fôlego pela quantidade de camadas que se foram desenvolvendo sem que o leitor se tenha apercebido e a história aparentemente simples transforma-se, rapidamente, em algo mais.

Eis comentário no meu péssimo inglês:

An apparently straight story about a haunted house transforms itself into several intricate and encrypted stories with unexpected layers of complexity. The story begins when a young man inherits a house from a long lost American relative along with an unaccounted wealth. After some changes, the young man (always referred and A.) moves to the house with a mute female friend.

Ghosts and strange vivid dreams start to haunt A., who follows the suicidal tendencies of the deceased. Fortunately he is not alone in the house and together they start exploring the house secrets, finding hidden chambers and strange powerful orbs – an overwhelming worldwide maze. With some supernatural splashes the story develops mental and emotional challenges with a restless and surprising progress.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.