The Dark Issue 4

the dark

Após o primeiro volume, tinha achado que a qualidade da publicação tinha baixado. Eis um retornar ao nível inicial, ainda sem se enquadrar no excelente – há que ter em conta que a revista tem tido distribuição gratuita.

Este volume abre com Mr. Hill’s Death de S.L. Gilbow onde um homem se fascinan com um vído no youtube onde se pode testemunhar um grave acidente num carro em tudo semelhante ao que possui. Pausado e algo expectável, torna-se mais introspectivo do que surpreendente.

O próximo, Perfect de Yukimi Ogawa, é mais aterrador do que aterrorizador, acompanhando uma mulher que, envelhecida, se apercebe da beleza perdida. Desesperada, troca as jóias por pedaços corporais das pessoas que encontra – pedaços de pele, olhos ou orelhas, tudo o que puder para fazer restabelecer a sua beleza. A componente fantástica permite que a mulher consiga uma nova beleza com todas estas partes e se vá transformando. Numa época de reinvenção corporal em eterna tentativa de perfeição, este conto tem um tom sardónico que deixa um sabor amargo de melancolia e inevitabilidade.

Segue-se Phrase Book de Silvia Moreno-Garcia, um conto que me decepcionou. Circular em narrativa e acção não me convenceu nem me envolveu, deixando-me antes um vazio na leitura. É que após todas estas frases não cheguei a lado nenhum.

The Land Baby de Natalia Theodoridou é uma história melancólica de apanhadores de conchas, onde os homens mergulham mais longe durante mais tempo graças a fatos próprios. Mas com esta tecnologia vem o risco das alucinações que fazem perder homens no mar. Não é assim estranho que um destes mergulhadores veja a falecida esposa na praia, mas torna-se estranho quando é a própria filha, em terra, a afirmar tê-la visto.

Assim, sem ser excelente, este conjunto consegue ter um bom conto (Perfect), duas histórias bastante aceitáveis e uma que nem chega ao meu conceito de história, por mais que quisesse gostar de algo da autora (Phrase Book).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s