Histórias fantásticas de Portugal – Vários autores

historias fantasticas portugal

Esta pequena compilação de quatro contos de autoria portuguesa explora momentos decisivos da história de Portugal, conferindo, a estes eventos, pormenores fantásticos que respondem, em parte, às heróicas e quase impossíveis acções perpetuadas durante a criação da nossa nação.

Enquanto que, no primeiro conto, O Anel do Rei de Pedro Pereira, é dado a D. Afonso Henriques um anel mágico pela ama que lhe confere uma força desmedida (factor decisivo para a victória na Batalha de São Mamede); em Hoc Signo Vinces – Com este Sinal Vencerás, de Pedro Cipriano, é pela força da fé que o exército se multiplica para poder combater o inimigo, terminando a batalha com a proclamação de um novo rei.

Fugindo do tema bélico segue-se o conto de Carina Portugal, A Pedra de Dighton, onde um artefacto transporta uma jovem através dos tempos, para a altura das descobertas, encontrando, por breves momentos, um antepassado. No último conto, O Relatório para o Marquês de Ricardo Dias, o Marquês de Pombal tenta descobrir os responsáveis pelo terramoto.

Apesar de apresentarem perspectivas interessantes dos acontecimentos, as duas primeiras histórias centram-se demasiado em eventos específicos podendo ser definidos mais como episódios de histórias maiores do que histórias por si mesmas. Na prática, é a História de Portugal e todos a conhecem, mas esta forma permite pouco desenvolvimento das personagens e possui pouca contextualização.

Por sua vez, a história de Carina Portugal é a que possui mais desenvolvimento, mas os acontecimentos tornam-se algo rocambolescos e, no final, não conduzem a nada de diferente para as personagens.

Já a última história, O Relatório para o Marquês foi a que mais apreciei mas parece, também ela, um episódio de algo maior, com referências perceptíveis a outros seres inteligentes, que seria interessante ver mais explorados. Diria que é mais um conto de ficção científica do que de fantasia que merecia um maior desenvolvimento.

Este conjunto de histórias foi publicado através do blogue Fantasy & Co onde podem encontrar este e outros conjuntos de histórias de autoria portuguesa.

4 pensamentos sobre “Histórias fantásticas de Portugal – Vários autores

  1. Pingback: Histórias fantásticas de Portugal...

  2. Muito obrigada pela opinião!
    Falando por mim, confesso que a ideia do conto não foi conduzir a algo de diferente nas personagens, mas antes “esclarecer” um mistério sobre um navegador desaparecido, associado à pedra em questão 🙂

    Beijinhos

  3. Pingback: Universos Literários – Vários autores | Rascunhos

  4. Pingback: Eventos: Lançamento Nos Limites do Infinito | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s