A loja dos suicídios – Jean Teulé

IMG_9069

Publicado pela Guerra & Paz e destinado a um público mais juvenil, esta é uma história que usa a comédia mórbida para descrever uma família cuja fonte de rendimentos advém de uma loja que vende tudo o que precisar para cometer um suicídio, desde boas e resistentes cordas que aguentarão com o peso de uma pessoa suspensa pelo pescoço, a rápidos e infalíveis venenos, sem esquecer pesadas pedras que se amarram caso prefira atirar-se para o rio de uma ponte elevada.

Se a vida o desiludiu, ao menos ponha fim com estilo e convicção. Neste ofício populam as frases mórbidas com que respondem aos clientes, acreditando no seu papel essencial à sociedade. Para manter o ambiente, alimentam-no com as desgraças a que assistem nos noticiários. Os filhos, tendo crescido neste ambiente deprimente, seguem-lhe as pisadas, sendo o orgulho do casal – o mais velho é anorético e deprimido, enquanto que a filha se acha gorda e feia.

Contrastante com todo este ambiente, o filho mais novo é a ovelha branca da família, vendo o lado positivo em todos os acontecimentos. O seu espírito alegre quase contagia os clientes, e irrita profundamente os pais que não percebem o que de bom pode existir no mundo que os rodeia que traga tanta alegria ao rapaz.

Toda a história se centra em torno do filho mais novo que, vagarosamente, vai mudando a postura dos irmãos e até dos pais – o veneno vai desaparecendo dos bombons, as cordas aparecem com pequenos cortes e as pedras são substituídas por duplos de esferovite.

Apesar de se destinar a um público mais jovem, o autor consegue aproveitar os detalhes mórbidos para tornar a história cómica, e usa o contraste dos irmãos para o acentuar, aliviando a pesada temática. Ainda que juvenil é uma boa e divertida história que aconselho a jovens e graúdos.

A história já foi adaptada para um espectacular filme animado, com deliciosas passagens musicais, de tom ligeiramente mais leve que o livro, mas mantendo a diversão e o contraste entre as personagens.

4 pensamentos sobre “A loja dos suicídios – Jean Teulé

  1. Pingback: Últimas aquisições | Rascunhos

  2. Pingback: Resumo de Leituras – Novembro de 2015 (2) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s