Últimas aquisições

IMG_0388

Com prefácio de David Brin, esta compilação de histórias japonesas, Speculative Japan, foi lançada no seguimento da Convenção de Ficção Científica em Yokohama. Os autores são, como seria de esperar, quase todos desconhecidos. Yasutaka Tsutsui é o autor de The Girl who could leap through time e Taku Mayumura terá feito sensação com o livro Administrator. Apesar de estar mais habituada a ler ficção anglo-saxónica (mais pela disponibilidade linguística) sinto sempre alguma curiosidade em ler ficção de outros locais – nos últimos anos tenho pegado nalguma ficção africana de autoras como Nnedi Okorafor ou asiática publicada pela Haikasoru.

IMG_0410

Depois de algumas desilusões com Haruki Murakami, gostei do conceito de Os Assaltos à Padaria e resolvi adquirir este The Strange Library, ou não fossem livros sobre livros ou sobre bibliotecas uma das minhas perdições:

On his way home from school, the young narrator of The Strange Library finds himself wondering how taxes were collected in the Ottoman Empire. He pops into the local library to see if it has a book on the subject. This is his first mistake.

Led to a special ‘reading room’ in a maze under the library by a strange old man, he finds himself imprisoned with only a sheep man, who makes excellent donuts, and a girl, who can talk with her hands, for company. His mother will be worrying why he hasn’t returned in time for dinner and the old man seems to have an appetite for eating small boy’s brains. How will he escape?

 

IMG_0413

A E-primatur não é o primeiro projecto português com livros publicados com participação prévia dos possíveis leitores, mas é dos poucos a ter um site próprio para tal, e sem dúvida, um dos primeiros ao qual é conferida uma aura de credibilidade e seriedade. Ou não tivesse publicado recentemente a re-edição do livro de Vilhena, A História Universal da Pulhice Humana. Para além deste, outro dos livros publicados pela E-primatur que tem ganho algumas boas referências é este O Salão Vermelho, nomeado em diversos jornais como um dos melhores livros do ano:

O salão vermelho do Berns Salonger é o local onde se reunem diversos personagens que acabam por representar toda a sociedade sueca da sua época. A imagem do salão vermelho é central pois funciona como a câmara vermelha em que se espera uma audiência com a realeza, ou a sala vermelha em que os debutantes esperam a sua apresentação à sociedade, do mesmo modo este é também o espaço onde os actores aguardam a entrada em palco.

A carga simbólica do espaço em si empresta a este retrato de corrupção moral e política de uma Estocolmo em que se movimenta Arvid Falk, o primeiro grande anti-herói da literatura escandinava e um dos primeiros da literatura europeia, homem de fraca estatura moral que navega de forma insegura as águas perigosas da política e da sociedade mas também as franjas do meio boémio e intelectual que se reúne no salão vermelho, uma dimensão literária inigualável.

O volume da direita é o terceiro volume de Fábulas e Contos de Italo Calvino, que me faltava na estante.

IMG_0433

Duas das bandas desenhadas são dois dos mais recentes lançamentos da Kingpin Books, Fósseis das almas belas e O Poema Morre. Deixo-vos a sinopse deste segundo, da autoria de David Soares:

Uma observação sobre o fenómeno da guerra, aqui visto por um poeta, cuja vida atravessa vários conflitos e regimes diversificados, e cuja obra se confunde com a natureza do belicismo e da própria política. Um livro tão singular quanto subversivo.

IMG_0445

Supremos e Guerra Secreta são os dois mais recentes volumes da colecção Marvel a ser lançada pela Salvat. E só tenho a dizer que o interior é sublime – muito bom. É bem provável que pegue num destes nos próximos tempos.

IMG_0448

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s