A vida contada de A. J. Fikry – Gabrielle Zevin

IMG_2083

Um viúvo recente e relativamente jovem tenta sobreviver à ausência da esposa, mantendo o negócio que fundaramem conjunto. Para além de beber demasiado quase todas as noites, a perda recente fá-lo ser mal humorado para clientes e fornecedores. Esta não é, de todo, a descrição de um livro que me costume captar o interesse – mas, este caso é especial! Envolve livros e livrarias!

É que o viúvo vive na mesma casa onde tem o negócio que é um livraria – o que é quase o mesmo que viver numa biblioteca. Na livraria apenas vende o que gosta e é um crítico implacável, que dispensa clichés e dá grande valor à narrativa:

Ele é um leitor e aquilo em que acredita é na construção. Se aparecer uma arma no primeiro ato, é melhor que essa arma dispare até ao ato três. Ou seja, aquilo em que A. J. acredita é na narrativa.

O livro abre com uma pequena referência crítica ao célebre conto de Roald Dahl, Cordeiro à matança. A partir daí vamos conhecendo os acontecimentos que mudam radicalmente a vida de A. J. , intercaladas com outras pequenas críticas. O seu estilo de vida decadente muda radicalmente quando lhe roubam um livro raro de Poe. E é este roubo que vai levar, indirectamente, a que lhe deixem uma bebé na livraria – porque não existirá melhorar lugar para educar alguém do que numa livraria.

IMG_2095

O livreiro mal humorado, até mal educado, que conhecemos nas primeiras páginas vai-se acalmando, criando na sua livraria grupos de leitura e arranjando livros para os diversos clientes – mas sempre com forte posição em relação aos livros que vende.

Apesar dos acontecimentos trágicos que vão rodeando a vida do livreiro, o humor irónico e as constantes referências aos livros vão aliviando o ambiente, tornando-se numa história engraçada de pequenas reviravoltas onde a leitura tem um papel bastante importante.

Um pensamento sobre “A vida contada de A. J. Fikry – Gabrielle Zevin

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Fevereiro de 2016 (3) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s