Porquê ler os clássicos – Italo Calvino

IMG_3739

Italo Calvino é mais conhecido por obras como Se numa noite de Inverno um viajante, As cidades invisíveis ou pela trilogia Os Nossos Antepassados (O Visconde cortado ao meio, O Barão trepador ou O Cavaleiro inexistente), mas também escreveu vários artigos de opinião e críticas literárias.

Este volume, Porquê ler os clássicos reúne uma série de textos que o autor foi lançando sobre obras que são clássicos intemporais. O livro começa com uma introdução onde Italo Calvino procura, não só responder à questão sob a qual desenvolve o tema, mas também fornecer as várias definições de clássico.

Entre as várias definições encontro algumas que reconheço – os livros aos quais se volta sempre, os livros que possuem pela primeira vez uma determinada fórmula literária, os livros intemporais que conseguem ser lidos em qualquer época.

Nota-se, na sua estrutura, que muitos dos textos não foram escritos com o propósito de serem incluídos em tal antologia, variando em forma, tamanho e densidade, descascando mais exaustivamente determinadas obras, com intuito mais ou menos formal e, por vezes, quase académico.

Se nalguns casos a exaustividade e formalidade é cansativa e esmorecedora de ânimo em pegar em tal livro, existem alguns textos onde a paixão pela obra se destaca e se torna entusiasmante. É o caso de obras como Cândido, Jaques o Fatalista, ou Our mutual friend de Charles Dickens.

De destacar, também, que alguns dos autores escolhidos por Italo Calvino são bastante conhecidos em Itália, mas nem por isso o são por cá, não deixando de ser interessante a componente regional do que são as escolhas clássicas.

Destacando mais de 35 obras e autores, Italo Calvino apresenta uma análise a cada um, justificando estilos e fornecendo contextos sociais, económicos e culturais para a obra ou para o autor. Um volume interessante do qual aconselho uma leitura pausada e intercalada para melhor se poder apreciar algumas das análises que nele constam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s