Últimas aquisições

IMG_5321

A Letra Livre publicou algumas obras sobre os livros, a sua edição, ou o prazer de os coleccionar. Recentemente li o de Ruben Borba de Moraes, O Bibliófilo Aprendiz e foi uma leitura curiosa sobre a arte de criar valiosas colecções. Neste, O Negócio dos livros de André Schiffrin disserta-se sobre a manipulação da leitura pelos grandes grupos económicos.

IMG_5324

Paper Tigers foi o livro que pude escolher por ter ganho o passatempo do Books, Bones & Buffy. Este será um livro de horror de uma autora já publicada nas mais diversas revistas de ficção especulativa:

In this haunting and hypnotizing novel, a young woman loses everythinghalf of her body, her fiance, and possibly her unborn childto a terrible apartment fire. While recovering from the trauma, she discovers a photo album inhabited by a predatory ghost who promises to make her whole again, all while slowly consuming her from the inside out. Damien Angelica Walters’ work has appeared or is forthcoming in “Year’s Best Weird Fiction Volume One,” “Nightmare,” “Strange Horizons,” ” Lightspeed,” “Shimmer,” “Apex,” and “Glitter & Mayhem.”

IMG_5331

A Colecção Privada de Acácio Nobre é o livro mais recente de Patrícia Portela, uma autora que tem participado em diferentes projectos pela Prado e que tem publicado pela Caminho obras em que a realidade se mistura com alguns elementos fantásticos, como Para Cima e Não para Norte. Este foi-me enviado pela Caminho. Deixo-vos a sinopse:

«Fui recolhendo, ao longo de 16 anos, cartas, diários, testemunhos, maquetas de jogos e armadilhas de Acácio Nobre (1869?-1968), um construtor de puzzles geométricos visionário no século XIX que uma ditadura silenciou no século XX e (quase) eliminou de uma História que ainda assim influenciou, de forma subtil e anónima, introduzindo uma marca indelével e inevitável nos séculos vindouros, como o nosso. Acreditando que a obra literária pode desempenhar um papel crucial na reavaliação dos tempos que correm de uma forma que estará para sempre vedada à História, à Academia e à estratégia política, venho por este meio partilhar convosco a “Coleção Privada de Acácio Nobre”, na esperança de encontrar, mas também de dispersar, a sua obra, as suas ideias e os seus manifestos, procurando contribuir assim para a tarefa inglória de lutar pelo direito ao impossível, uma mastodôntica missão num país como este, que, por acidente geográfico, é o meu, e também foi, ainda que por breves momentos e de forma ingrata, o de Acácio Nobre.»

As coisas que os homens me explicam começa por nos apresentar uma situação inusitada de típica condescendência perante uma mulher. Se a situação se poderia ter passado independentemente do género de ambos os intervenientes, os factos e os dados que se apresentam de seguida, em todo o mundo, já não deixam margem para dúvidas quanto à necessidade de que a nossa sociedade continue a progredir.

IMG_5337

Forças de Mercado e O Prestígio são dois dos volumes da Colecção de Ficção Científica que foi publicada pela Saída de Emergência em parceria com o Público. O Prestígio é a obra que deu origem ao filme com o mesmo nome. Por seu lado, Forças de Mercado de Richard Morgan (que já cá esteve em Portugal) é uma obra que se caracteriza pela elevada tecnologia e pelo ritmo acelerado.

IMG_5343

Por último, eis alguns volumes das colecções de Banda Desenhada que estão a sair (ou que já saíram) com o jornal Público.

IMG_5349

4 pensamentos sobre “Últimas aquisições

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s