Eu, Assassino – Antonio Altarriba e Keko

IMG_7849

Um assassino comum é um homem que segue um modus operandi fixo e que, normalmente, deixa a sua assinatura nas vítimas. Ou recolhe troféus. No caso de Enrique Rodríguez, um professor de História de Arte, a alternância de métodos constitui a base dos crimes, considerando cada morte uma obra de arte.

Ainda que possam existir alguns elementos de improviso, cada assassinato é meticulosamente planeado, de acordo com as viagens a trabalho no decorrer da sua carreira académica. Os assassinatos podem ser brutais mas é nas interacções académicas que percebemos uma brutalidade mais refinada, em que as rivalidades passam facilmente do desprezo ao ódio e descobrimos que Enrique não é o único monstro.

IMG_7883

Apesar do casamento descendente, a carreira parece desenvolver-se em bom ritmo, assente nos estudos sob o título “Arte e crueldade”, uma temática que o fascina mas que encontra, entre os seus pares alguma repulsa. Mesmo assim acredita encontrar-se no bom caminho para o cargo de reitor – não fossem as amizades serem mais comprometedoras do que as rivalidades.

IMG_7885

Realçando o papel da violência e da crueldade na arte ao longo da história humana, Eu, Assassino apresenta uma perspectiva fria e calculista dos assassinatos, transparecendo a própria visão da personagem principal, em que os seres humanos com os quais se cruza têm essencialmente uma função utilitária na montagem da próxima obra, e o escorrer do sangue tem sobretudo uma função estética.

IMG_7894

A montagem a preto, branco e vermelho destaca, com sucesso, a componente estética dos crimes, criando páginas onde a brutalidade se alia à arte para fortalecer a visão do próprio assassino.

Eu, Assassino foi publicado em Portugal pela Arte de Autor.

Comentários a outras obras do autor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s