I Am Providence – Nick Mamatas

img_9626

Nada melhor do que estar numa outra cidade de propósito para uma convenção de ficção científica (Eurocon) e começar a ler um livro cuja premissa é… um assassinato numa convenção lovecraftiana.

O morto é um escritor medíocre de horror que conseguiu irritar muita gente, não só por conta da sua obra, mas pela forma como se relaciona com os restantes. Apesar de estar morto, sem pele na cara, e na morgue, consegue transmitir, ao leitor, alguns dos pensamentos e ideias sobre a sua própria morte – é que nem ele próprio sabe quem foi o culpado.

img_9700

Se, numa convenção científica, algumas ideias e piadas geeks já parecem estranhas a quem ouve (piadas sobre “it’s bigger on the inside” por exemplo) imaginem ter dezenas de lovecraftianos a dissertar sobre tendências sexuais, racismo e política nas obras de Lovecraft.

Estes polícias terão um trabalho duro a perceber o que se passou e o que é relevante pois deparam-se frequentemente com acções que, a um comum mortal, parecem contaminadas pela loucura – como andar no meio do mato, à noite, à procura do local onde Lovecraft terá enterrado o gato, Niggerman, ou ter livros cuja capa é a pele de alguém.

img_9702

Com algum cuidado na apresentação gráfica (com tentáculos contaminando várias das páginas) I Am Providence apresenta uma história movimentada e engraçada onde o autor utiliza, de forma inteligente, o vocabulário e as actividades próprias de um nicho de fãs que, expostas a quem não pertence ao grupo, ganham uma perspectiva ridícula.

Apesar de não achar que se trate de uma leitura excelente é uma história divertida e carregada de acção, onde os episódios inusitados se sucedem.

2 pensamentos sobre “I Am Providence – Nick Mamatas

  1. Pingback: I Am Providence – Nick Mamatas — Rascunhos – www.jgbsproducoes.com

  2. Pingback: I Am Providence – Nick Mamatas | F_C | S...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s